Especial


Reverber(r)ar

por: Alexandre Abrahão

Se ver de onde estiver,
de onde todos estamos.
As palavras não soam,
Não são vistas, desapercebem-se
Na multidão, metrópole
Feita de pessoas-multidões
De narrativas pessoais
Ouvir as vozes que não veem
Despir a cidade nas pessoas.
Somos cidades, somados, nossa diversidade é antiga, de pronto só nos é dado o caos. Nossas crises são metamorfoses, verticais, atingimos o céu todos os dias pelo elevador, descemos à terra para trabalhar, no entremeio somos discursos isolados, prontos para serem ativados, ou ativadores. Idiossincrasias apequenadas, descompassadas, desconversadas.
Reconversemos.
Berremos.
A cidade cheia de discursos inaldíveis.
As pessoas apagadas, censuradas, as vozes proibidas nos espaços. O outro é proibido pelos olhos mais promíscuos, menos promissores, vindos de dentro dos edifícios mais insípidos. O corpo regido pelas orquestradas submissões cotidianas, um vulto desintensificando-se, passo a passo no desenhar da cidade.
Passamos, desatentamente, por aqueles excluídos, diluídos. Pelas pequenas janelas já meio apagadas, olhos e bocas distraem-se e destroem-se, ocultos às suas possíveis grandes vidas. Já os externos são debates eternos. Os públicos, expoentes, que declaram a incensura, que promovem do mais sensível ao mais insensato, organizam na mais impossível das casas o surgimento do mais incrível dos lugares. E a voz garantida de um ser espelhado, se ver, reverberando.
Palavra produz infinito.


Semana Viver Metrópole - Fau Mackenzie - 2017

   O Diretório Acadêmico da FAU Mackenzie cedeu um espaço durante a Semana Viver Metrópole para duas iniciativas estudantis: o portal Viés Arquitetônico e o grupo Quintal, para possibilitar a estruturação de um eixo de discussão na categoria COMUNICAÇÃO durante a semana. Partindo da premissa: "A cidade como o lugar da expressão, do encontro e da materialização de desejos", entendemos a necessidade de discutir a ocupação urbana em suas diversas escalas e propostas através do seguinte subtema: Reverber(r)ar: as diversas faces do ocupar a cidade.