Quem somos ?

  VIÈS Arquitetônico é uma nova plataforma criada para discutir a arquitetura em suas muitas faces. Do dia-a-dia acadêmico às decisões políticas que envolvem a urbe, da entrevista com mestres ao protagonismo estudantil. Um espaço para discussões, debates e reflexão sobre a arquitetura e urbanismo, em múltiplos pontos de vista; com foco na soma de conhecimentos, ampliação do repertório para consolidação do pensamento crítico. Afinal, qual seu VIÈS Arquitetônico?



   O portal Viés é uma iniciativa que surgiu com intuito de historiografar as discussões acadêmicas através de uma série de postagens regulares que permitem a ampliação dos significados da arquitetura por parte dos leitores do site. Consequentemente uma infinidade de pontes entre arquitetura e urbanismo com outros campos do conhecimento são explicitadas e corroboram para o auxílio e estímulo de novas interpretações e reflexões sobre temáticas que permeiam a interdisciplinaridade.

 A estruturação mínima institucional é dividida em três diretorias principais: diretoria editorial, diretoria de relações e diretoria de comunicação visual. Esses três eixos principais abrangem as principais funções requeridas pelo projeto.

   Os responsáveis pelas curadorias externa e geral obrigatoriamente concordam e seguem o princípio ético de descartar trabalhos que, de algum modo, apresentem teor preconceituoso, ofensivo ou que possuam um conteúdo de irrelevância para a construção de um conhecimento coletivo. As postagens não são obrigadas a seguirem as normas da ABNT, sendo padronizadas de acordo com a formatação descrita neste manual. Todos os trabalhos são autorais e as especificações dos autores são descritas nas postagens. Não há limites de tamanho das publicações, mas um parâmetro a ser seguido é a quantia de duas laudas por artigo. Todos os colaboradores que enviarem seus trabalhos para posterior postagem assinam um termo de responsabilidade que permite a postagem do material em nosso site e divulgação nas redes sociais, após devida revisão do autor.



Título: Ponto de partida autor: VIÉS, Portal. 21.08.2017  


    >Claro que a ideia surgiria numa mesa bem redonda, de bar, na madrugada e no verão. O resto foi puro interesse jovem, vontade de expressão, de representação, de adoração à transigência do mundo e tudo que dele se tira. De resto foram três amigos que ali se encontraram e eu confirmei logo que era onde nascia um espírito de discussão e de reforma, mas que não havia ainda sequer forma, nem texto, nem som e nem imagem. Hão de ter a partir de agora. Era algo que sempre nos aparecia, mesmo que ainda sem consciência. A inquietude, o desassossego, a nossa vocação tendenciosa de olhar o conflito como mais um amigo da mesa, que brinda as ideias sem fórmula, que nascem, renascem e incitam lá longe. A partir daí foi claro, foi só deslocar da ideia para a prática, essa que começaremos aqui e agora. E o resto? O resto é história e toda história tem seu viés.>


Organização / Curadoria

Graduando em arquitetura e urbanismo (Mackenzie)

Jornalista (UNIP/2014); Arquiteto Urbanista (Mackenzie/2018)

> HANIEL ISRAEL
> HANIEL ISRAEL

Arquiteto Urbanista (Mackenzie/2017)

Graduando em arquitetura e urbanismo (Mackenzie)

> PAULO DAVID
> PAULO DAVID

Historiador (USP/2014) / Graduando em arquitetura (Mackenzie)