Mural 

Representações em aquarela: o ritmo e compasso da cidade

     Karina Onishi é artista plástica e estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Mackenzie. Como membro do grupo Urban Sketchers¹, ela realiza seus registros urbanos através de pinturas em aquarela com acabamento em canetas nanquim de colorações preta e branca. Além de exercitar seu olhar para a cidade, seus desenhos também auxiliam na sua concepção projetual e na representação gráfica. 


Ficha técnica:
Aquarela pastilha;
Folhas canson 300g;
Pincéis com reservatório de água;
Aquarela seca e aquarela úmida;                                                                                                         Finalização com caneta branca ou caneta nanquim.  


1- O Urban Sketchers é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam mais que apenas desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos. A missão é incrementar os valores documental, educacional e artístico, do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo que desenham em suas cidades e em suas viagens.


     Karina Onishi é estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do grupo nacional de desenho urbano, Urban Sketchers. 


Escalas urbanas

     O ensaio do estudante de arquitetura e fotógrafo Alberto Ricci objetiva criar um acervo fotográfico digital com registros do cotidiano urbano em suas diversas escalas e localidades.

Seu trabalho relata a apropriação da sociedade frente ao cenário citadino e seus desdobramentos - suas fotografias ilustram momentos de encontros, percepções do conjunto da cidade e suas particularidades, como por exemplo as diferentes texturizações que compõem a frontalidade urbana. 


     Alberto Ricci é estudante de arquitetura e urbanismo na Universidade Belas Artes. Ele é fotográfico e realiza vários ensaios fotográficos na página Escalas urbanas, no Instagram.