Projeto modelo de regeneração do eixo comercial da rua Teodoro Sampaio

04/04/2018

     Esse projeto foi desenvolvido por um grupo de pesquisa pertencente à Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Laboratório de pesquisa de projetos de políticas públicas (LPP), sob coordenação do professor Valter Caldana, desenvolveu uma proposta de regeneração do eixo comercial formado pela Rua Teodoro Sampaio, sob orientação da professora Larissa Ferrer Branco. 

     A rua Teodoro Sampaio é um importante eixo comercial do Bairro de Pinheiros e atualmente possui sua vocação comercial pouco valorizada. O Espaço público da rua é subdimensionado e apresenta diversos obstáculos para os pedestres. Cabos elétricos constituem a paisagem da rua, somados a ausência de iluminação pública e mobiliário urbano.

     A proposta então visa o nivelamento do leito carroçável com a calçada; enterração da fiação e implementação do projeto paisagístico para geração de sombras e permeabilidade; criação e padronização de um mobiliário urbano interativo; reorganização dos fluxos da rua; criação de um estacionamento vertical; articulação entre modais: vlt - ônibus - metrô; projetos pontuais em nós estratégicos promovendo áreas de convívio e lazer; e proposição de HIS no entorno do eixo.

Implantação da proposta

Como fazer?

Faseamento da proposta


    O Laboratório de pesquisa de projetos de políticas públicas (LPP), sob coordenação do professor Valter Caldana, desenvolveu uma proposta de regeneração do eixo comercial formado pela Rua Teodoro Sampaio, sob orientação da professora Larissa Ferrer Branco. Os alunos integrantes responsáveis pelo projeto são: André França, Aline Franca, Di Xu, Gabriella Takauti, Isabella Marins, Kássio Massa, Lucas Dalcim e Gustavo Vicente.